Caligrafia

Quando eu estava na pré-escola, meu caderninho de caligrafia era algo sagrado. Lembro com perfeição do meu esmero em cobrir os pontilhados, a demora para preencher a folha inteira de aaaaaa em letra de mão. Era um exercício quase espiritual. Desenhava ainda pequenas flores, usava canetinhas coloridas, colava adesivos. Tudo isso no intuito de receber uma boa nota. E ela vinha: Muito Bem!, escrevia a tia Elisa.

Daí eu fui para o primário. A tarefa mudava, mas meu empenho era o mesmo. Meu trabalho era tão bom que a professora, a tia Ruth, pedia para que eu ajudasse meus coleguinhas em dificuldade. Eu achava fofo e tinha orgulho de poder ajudar. Depois, vieram o colégio, a faculdade, a vida profissional.

O que quer que eu fizesse, era como se eu estivesse preenchendo meu caderninho. Eu me dedicava, entendia e avançava. Completava uma página, passava para outra. Sempre funcionou assim, uma lógica que se repetiu minha vida inteira.

Daí vêm os bebês e, numa brincadeira, dão um rabiscão bem dado no caderninho de caligrafia que você cultivou durante anos, derrubam um pote gigante de guache em cima dele, picotam folha por folha do que você levou décadas para aprender, e ainda jogam seu caderninho pelo ar, como quem se desfaz de um bilhete antigo.

E não sobra mais nada. Só começar de novo.

 

 

Camila Teixeira

Etiquetado , , ,

2 pensamentos sobre “Caligrafia

  1. Fabiola disse:

    Lembro uma vez que a mãe pegou no meu pé por que meu M tinha curvinha e ela queria que eu fizesse perninha reta… eu não entendia quando ela dizia para eu fazer o M direito. E ela lá: – ” Faz direito” e eu “????”.

  2. Só na sua cabeça disse:

    Pra vc ver, Fá, preencher o caderninho não quer dizer de nada. Vide meu garrancho de hoje. E olha sua letra bonita ; )

Deixe um comentário

